América - introdução relevo e hidrografia

 

Continente Americano

 

O continente americano tem uma superfície superior a 42 milhões de km2.

A América é, portanto, o segundo continente em extensão territorial. Maior que ela, apenas a Ásia.

No final do século XV, a América foi descoberta, sendo então chamada de Novo Mundo ou Novo Continente. Por oposição, a Europa, a Ásia e a África ficaram conhecidos como o Velho Mundo ou Velho Continente.

O continente americano é formado pela América do Norte, América Central e América do Sul.

A América estende-se do Oceano Glacial Ártico até quase o Oceano Glacial Antártico. A leste é banhada pelo Oceano Atlântico e, a oeste, pelo mais extenso dos oceanos, o Pacífico.

 

Relevo

As grandes cadeias de montanhas região oeste do Alasca até extremo sul são resultado de grandes dobramentos a 70 milhões de anos.

América do Norte – montanhas Rochosas atravessam Canadá e Estados Unidos. Na região leste as rochas antigas formam Planalto Canadense e os Montes Apalaches. Nesta parte do continente encontramos a Planície dos Grandes Lagos, do Mississípe e Canadense.

Na América do Sul – Cordilheira dos Andes, mais elevada e formada por numerosos alinhamentos de montanhas. Na América do Sul existem dois grandes planaltos de rochas antigas: das Guianas e Brasileiro. Existem ainda três grandes planícies: do Orenoco, Amazônica e Platina.

Na costa do Pacífico, existem pequenas planícies litorâneas. A escassez de planícies na costa oeste é devido à juventude do relevo.

Alguns dobramentos ocorreram formando os Andes, com isso o Planalto Brasileiro sofreu numerosas fraturas e falhas. Isso deu origem a um relevo acidentado no sudeste do Brasil, onde as escarpas que surgiram são chamadas de serra.

No leste aparecem muitas planícies litorâneas, geralmente arenosas, isso ocorre porque o relevo é muito antigo.

 

Hidrografia

O continente americano possui uma hidrografia farta, pois suas terras são drenadas por numerosos rios.

Um rio com seus afluentes formam uma rede hidrográfica. A área banhada por uma rede hidrográfica recebe o nome de bária hidrográfica.

Bacia Amazônica – formada pelo rio Amazonas e seus numerosos afluentes e subafluentes. O rio principal dessa bacia nasce nos Andes, no Brasil recebe o nome de Solimões e após receber as águas do Rio Negro, seu principal afluente da margem esquerda, passa a se chamar Rio Amazonas.

 

Lago Titicaca é o principal lago da América do Sul, é o mais alto do mundo a 3.821 m fica entre Peru e Bolívia.